Jabes entra para a História

valeriomagalhaes@uol.com.br

 

Pense:

“A força de um homem não está na coragem de atacar, mas na capacidade de resistir aos ataques." (Morihel Ueshiba)

 

 

Jabes entra para a História 

Eleito pela quarta vez prefeito do município de Ilhéus, após o sufrágio do último domingo, Jabes Ribeiro entre definitivamente para a história. Desde que o município adquiriu autonomia, há 131 anos, nenhum intendente ou prefeito de Ilhéus foi conduzido ao cargo por quatro vezes. Jabes já havia batido o recorde com três eleições. Agora, considerando a proporcionalidade de eleitos na história, dificilmente será alcançado.

 

Jabes já fora eleito pelo MDB, pelo PSDB e agora pelo PP. Nessa eleição, construiu a maior coligação partidária da história local, conquistou 44,09% dos votos válidos, contra 33,08% obtidos pela Professora Carmelita (PT) e 22,83% de Jorge Luiz (PSOL), este visto como uma surpresa eleitoral se considerarmos a sua estrutura partidária. Com a quarta eleição, Jabes confirma a disposição de se consolidar como a grande liderança política de Ilhéus das últimas décadas, na qual a população depositou confiança e responsabilidades.

 

O prefeito eleito já teve como vices o falecido médico Álvaro Figueiredo, o ex-servidor público Henrique Abobreira e a hoje deputada estadual Ângela Sousa. Agora traz na bagagem a jovem liderança Cacá Colchões, que decidiu compor com Jabes quando ainda era o segundo colocado na preferência do eleitorado, conforme pesquisas de opinião daquele momento.

 

Logo após o resultado, o prefeito eleito discursou durante improvisado ato público ao lado do comitê de campanha, na avenida Canavieiras, quando agradeceu o apoio dos eleitores e da militância dos partidos. Depois foi em caminhada até a praça Dom Eduardo seguida de carreata pelas principais ruas da cidade. Ontem, na primeira entrevista, na FM Conquista, conclamou a cidade à união a fim de resgatar a auto estima da população.

 

Nova composição na Câmara

 

Com uma bancada bem maior, que pulou de 13 para 19 vereadores, a Câmara Municipal de Ilhéus foi eleita com grande diversidade partidária. Percentualmente, o maior número de votos para o Legislativo foi conquistado pelo PT, com três edis eleitos: Dero, Valmir Freitas e Alisson Mendonça. Em seguida, o PMN, com três eleitos: Gilmar Sodré, Lukas Paiva e James. E o PP que também elegeu três: Gurita, Rafael Benevides e Jamil Ocké.

 

O ranking da Câmara traz o PSC, com dois eleitos: Fábio Magal e Roque do Sesp, e o PC do B, também dois eleitos, Doutor Jó e Nerival. Os demais partidos elegeram apenas um vereador: Aldemir Almeida (PSB), Roland Lavigne (PPS), Cosme Araújo (PDT), Ivo Evangelista (PRB), Tarcísio Paixão (PSD) e Raimundo do Basílio (PMDB). 

 

Casamento de Michelle Bandeira  

Numa elegante cerimônia realizada na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, dia 29 de setembro, a juíza do Trabalho Michelle Bandeira, filha do juiz Marcos Bandeira e da advogada Rosana Pires, celebrou casamento com o paulista Kim Viana Pombo. Em seguida, as famílias receberam convidados no espaço de eventos Boca Du Mar, numa típica noite de primavera e lua cheia, em frente à Baía do Pontal.

 

Embora a família seja natural de Ilhéus, do Pontal, há muitos anos reside em Itabuna, onde Marcos é juiz de Direito na Vara da Infância e Juventude. Quando tinha 15 anos, Michelle pensava em ser atriz. Fez o Curso Livre do Teatro Municipal de Ilhéus, com Elisa Mendes e Fernando Guerreiro, atuou em peças e na novela Porto dos Milagres, da Rede Globo. Com essa rápida experiência ganhou o Troféu Jupará de Melhor Atriz. Depois cursou Direito e foi aprovada juíza do Trabalho, atuando em Belo Horizonte, São Paulo e agora em Teixeira de Freitas. Recentemente, atuou como substituta em Ilhéus e Itabuna. Michelle sempre foi motivo de orgulho para seus pais.

 

Casamento de Élvio Magalhães

Familiares e militantes históricos do PC do B prestigiaram a cerimônia de casamento de Élvio Magalhães e Sílvia Damasceno, ocorrida no último dia 28 de setembro, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, em Ilhéus. Logo após, os noivos se confraternizam com amigos no Condomínio Japará, no litoral da cidade. Élvio é ilheense, de Olivença, e durante muitos anos liderou o movimento estudantil na Universidade Estadual de Santa Cruz. O casal no centro da foto (acima), ao lado do irmão Cláudio, Jó de Itabuna, Davidson Magalhães (presidente da Bahiagás), a ex-vereadora Marlúcia Paixão, e as irmãs Bel e Élvia Magalhães.